Resenha: Azul É a Cor Mais Quente, de Julie Maroh

terça-feira, maio 19, 2015

Sim, um pouco atrasada, mas a semana começou por aqui!

Antes de tudo, eu não indico esse livro, HQ, não sei, para menores de 16 anos, tá? Minha opinião.

IMG_20150519_124810

Quando eu, ainda, trabalhava na livraria ele foi lançando, e gostei bastante, os desenhos são bem feitos e fiquei curiosa, acabei ganhando de presente!

É um romance, e irá contar a história de amor de Emma e Clémentine.

Clémentine vive um vida bem normal: estuda, sai, tem amigos, até que um belo dia, esbarra em Emma, ela tem cabelo (Azul é a cor mais quente, pegou?!), as duas se encaram, mas para Clémentine, isso foi algo mais e ela não para de pensar nisso.

Elas se encontram mais uma vez e começam a conversar e tornam-se amigas, até aí Clémentine achava que não gostava de meninas, e Emma tinha uma namorada. No fim das contas as duas se envolvem e começam a namorar.

IMG_20150519_124848

Clémentine sofre com a descoberta de sua sexualidade, ela está assustada, porquê nunca havia sentido nada assim antes. Quanto ao relacionamento, eu a vejo como carente, ela é muito dependente da Emma, esta, por sua vez, é mais distante, para mim, ela é muito boa com sentimentos, ela é um pouco fria, mas se esforça.

As duas passam por muita coisa junta: Clémentine é expulsa de casa, a carreira de Emma tem seus maus momentos, traição.

IMG_20150519_124826

Mas tudo é bem sutil, a passagem do tempo fica visível pela cor do cabelo da Emma, muita coisa fica subentendida, o que eu achei interessante, nem tudo precisa de uma explicação, especialmente, por se tratar de uma HQ.

Eu disse que não indico para menores de 16, e isso não tem nada a ver com o fato de ser um romance entre meninas, mas sim, por ser um romance maduro, precisa ter uma cabeça para entender. Há, também, cenas de sexo e, independente do sexo, não é indicado para crianças. Tá certo que idade mental é relativa, mas…

IMG_20150519_124912

Eu gostei, é um pouco melancólico e triste, mas é bem legal, no sentido de descobertas, não só quanto a sexualidade, mas pessoais; um amor tão intenso que pode transcender a morte, nesse quesito, eu diria que a história é intensa.

Assisti o filme, não é ruim, mas serviu para aprofundar o que não, explicitamente, contado no livro, é válido, mas leia antes!

É isso!

XOXO

Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!