Dica de Leitura: A Moreninha

quarta-feira, agosto 03, 2011

Hoje é dia de falar de literatura brasileira, a verdade é que nem todo mundo gosta de literatura nacional, eu sinceramente não sei explicar o por quê, não posso me considerar uma super fã, mas de algumas obras eu gosto, entre elas, claro, está o romance “A Moreninha”.
Admito que li a pedido da escola, e sinceramente, nem todo livro que pedem é legal, especialmente os de filosofia, cara, é muito chato!!! Enfim, confesso que me surpreendi, quer dizer, pensa em ler um livro de 1800 e guaraná no barril, com uma linguagem completamente diferente, bem rebuscada cheia de floreios e borrões, sem contar que os costumes da época eram bem diferentes, mas sobre a última parte eu gosta de ler!
A história foi escrita por Joaquim Manuel de Macedo e publicada em 1844, então pensa como é que o povo não falava!!
Conta a história de quatro estudantes de medicina no Rio de Janeiro, um deles, Augusto é o grande namorador, porém não consegue sustentar nenhum relacionamento, em umas de suas conversas ele e seus amigos resolvem fazer uma aposta, Filipe o desafia: se ele se envolver com alguém por mais de quinze dias ele deveria escrever um livro contando sobre seu primeiro amor. Mas Augusto de se diz imune ao amor.
Mas isso está prestes a mudar, já que Filipe convida os três amigos para passar o fim de semana na casa de sua avó, D. Ana, que fica em uma ilha. Por lá Augusto conhece Carolina ou D. Carolina, irmã de Filipe, ele fica encantado por ela e logo se vê apaixonado, mas tem uma porém, quando criança havia conhecido uma garotinha com havia se “casado”, os símbolos desse “compromisso” eram um camafeu e botão esmeralda.
Aí só lendo para saber o que acontece!! Eu gostei bastante da história, só tem um pequeno porém: a linguagem.
Eu sinceramente achei um pouco complicada, mas não do tipo que é completamente impossível de entender, mas às vezes eu meio que me perdia ou tinha que ler mais de uma vez para conseguir entender! Mas não deixe que isso te desanime a ler: primeiro, é uma história muito boa, ela te prende e segundo, é literatura brasileira, vestibular, pegou?!
MAS como todo na vida tem uma solução (ou nem tudo, enfim) vou indicar uma editora em particular, pelo simples fato de ter notas de rodapé, que simplifica bastante a leitura, porque há umas palavras que não são mais usadas, expressões em francês, citações, enfim, dá uma bela ajuda!
O livro é esse aqui:
400733_779
E é isso! =)
Ass

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!