Clássicos de Sexta: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen + Filme

sexta-feira, março 27, 2015

Sim, hoje é o dia de falar do clássico dos clássicos: Orgulho e Preconceito!
" É uma verdade incrivelmente conhecida…" E é assim que esse romance lindo começa.
IMG_20150330_113140
Talvez eu seja um pouco tendenciosa por falar isso e me rasgar de elogios, mas não tem problema, porque eu curti mesmo!
Como você já sabe, se não, leia aqui, Jane Austen só escreveu romances, mas são histórias que poderiam, muito bem, ter acontecido, o que é muito legal!


Bom, nosso romance gira em torno de Elizabeth Bennet, nossa heroína, e o lindo, charmoso e enigmático, Sr. Darcy, logo de cara eles não se dão bem, na verdade, o mocinho aí, é um tanto antissocial e preconceituoso, pois Elizabeth e sua família não têm uma posição social das mais privilegiadas, mas eles se aturam, e trocam algumas alfinetadas quando se encontram, mas claro que na época, tudo era muito polido, os coices eram de uma sutileza e finesse que você nem imagina!
O Sr. Darcy, tem um amigo, o Sr Bingley, ele e a irmã de Elizabeth, Jane, logo se dão bem, porém há sempre aquele povo invejoso, que não vê nessa possível união algo vantajoso para ambos.
E no meio disso tudo, há um primo da família, o Sr., futuro herdeiro da propriedade dos Bennet, pensa em um cidadão desengonçado, sem graça, e que faz da bajulação o seu lema, pensou? Esse é o senhor inconveniente.
IMG_20150330_113316
A parte do orgulho fica com a Elizabeth, ô menina teimosa (parece eu!)! Mas eu adorei sua personagem, ela tem uma personalidade muito forte, sabe o que quer e tem opinião, o que era um tanto incomum para a época, onde as mulheres deveriam encontrar um marido rico e viver às sombras dele. Se bem que a língua das mulheres era afiadíssima, mas tudo, claro, como se fosse apenas um comentário, tipo "só falei!"
Sem contar algumas intrigas que, na época, eram consideradas verdadeiros escândalos.
A narrativa é muito boa, os livros da Jane Austen não são leituras super rápidas porque, para mim, são bastante intensos, mas isso não quer dizer que seja maçante. Eles também são previsíveis, mas é incrível como esse "previsível", é exatamente o que queremos que aconteça, o rumo que as personagens tomem.
E para personificar essas personagens, nada melhor que um filme bem feito. Eu sou bem chata quanto à isso, mas quando é bom, eu falo!
s
O modo como foi produzido é bem fiel ao filme, os acontecimentos principais foram reproduzidos de uma forma bem bacana.
O ator que interpretou o Sr. Darcy é muito charmoso, igual ao do livro, suas expressões, seu jeito misterioso, interpretado por Matthew MacFadyen, e Keira Knightley, como Elizabeth, ficou perfeita!
Não um único beijo o filme inteiro, mas até eu, que não sou das mais românticas, fico suspirado!
Vale muito a pena assistir, mas leia antes, como não poderia deixar de ser, o livro é bem mais completo.


E é isso!

" -Tenho caminhado pelo bosque há algum tempo, na esperança de encontrá-la. Você me daria a honra de ler essa carta?
E em seguida, fazendo uma breve reverência, voltou novamente para a fazenda, e logo ela o perdeu de vista."
XOXO
Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!