Clássico de Sexta: Helena

sexta-feira, janeiro 09, 2015

Sim, literatura brasileira tem vez, sim, aqui no blog!

He

Triste dizer, mas a nossa literatura não é das mais lidas, digo isso pela simples observação, sim, eu vejo mais leitores no metrô e coisa e tal, mas é difícil ver algum com um livro nacional clássico em mãos, o que é uma pena, porque existem (ou existiam) autores bem legais, e nem sempre usam a linguagem arcaica e cheio de enfeites que todo mundo, alguma vez na vida, acredita ou acreditou que cobriam as páginas.

Já falei de A Moreninha por aqui, e recomendo as edições da Editora Ática, há muitas notas de rodapé, o que facilita a leitura, e  linguagem e relativamente simples, qual é? Você não quer que um livro publicado no século passado use “E aí, mano?!”, quer?! E convenhamos que Machado de Assis nem usa uma linguagem tão antiga, é bem simples do que você pensa.

Todavia, entretanto, para aqueles que ainda relutam em ler livros clássicos, talvez eu tenha um paliativo: mangá! Sim, ou você acha que só histórias feitas exclusivamente para esse formato funcionam?!  Confesso que foi um achado, primeiro, por ser um mangá, com uma capa muito bonita, e segundo, por ser uma obra da literatura adaptada.

Mas vamos ao que interessa: o livro se passa em 1800 e alguma coisa, sim, lembra daqueles vestidos super armados e cabelos enrolados que as mulheres usavam? Então… Tudo começa quando o pai, mas eu prefiro tutor, o Conselheiro, morre e ela vai para casa de sua tia, onde seu meio-irmão, Estácio,  também mora. Os dois logo começam a se dar bem, têm  muitos interesses em comum. A partir daí inicia-se uma espécie de jogo: para Helena manter o bom nome da família, e é claro, a velha história de um bom casamento, não se esquece da sociedade em que a história se passa, naquela época isso era de extrema importância, e há ainda a possibilidade de casamento entre Estácio e Eugênia.

Até aí, tudo normal, mas sentimentos começam a mudar, nem tudo parece ser o que é, e segredos são descobertos, e tragédias acontecem… Ah, fala sério, se isso não te convenceu, eu não sei mais!

Tenho mais uma tentativa: se você leu, ou já ouviu falar de Capitu, Dom Casmurro, saiba que Helena e ela são bem parecidas, são misteriosas, e difícil de adivinhar o que se passa em suas cabeças.

O que quero dizer com tudo isso é, que, além de ser uma história muito boa, é que o fato de ser mangá deixa a leitura interessante, e  rápida, está certo que não é a obra completa, mas, tudo o que você precisa saber sobre está aí, mas ler o livro nunca é demais né?!

E se nada disso te convenceu:

HE2            amostra3

Essa Helena ficou muito linda!

Sinopse: Helena é uma jovem encantadora e cheia de segredos que é reconhecida como filha do conselheiro do Vale em seu testamento. A partir do momento em que entrar em sua nova casa, mudará a vida das pessoas que nela residem e, principalmente, o coração de seu irmão Estácio.

Você encontra na Livraria Cultura.

Todo o material utilizado neste post e mais informações poderá ser encontrado aqui.

E é isso!

E, como será, a partir de agora, minhas resenhas e outras também podem ser conferidas no Blogs e Livros.

XOXO

Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!