Clássico de Sexta: Til, José de Alencar

sexta-feira, janeiro 30, 2015

Porque vestibular é o cão, minha gente!

Sim, já fui vestibulanda, foi um época bem estressante, estudei sozinha e em casa, mas não passei, pois é!

Não vou começar a te desanimar, então vamos logo ao que interessa!

g8a002g

Para você entrar no clima da época!

A partir de hoje começarei uma série de posts sobre os livros da leitura obrigatória, para quem quer entrar na USP sabe do que estou falando, essa “matéria” costuma cair na segunda fase da Fuvest e no vestibular da Unicamp, esse último, eu nunca fiz, então não saberei informar. E não faça como eu: quando soube que passei para a segunda fase (o que, com certeza foi milagre, não existe outra explicação xD) li quase todos os livros em uma semana! Sério, foi muito louco, não li a lista toda, porque eu não quis mesmo, e dei sorte, pois, na prova, só caiu os que eu li, juro! Mas não faça isso, é melhor não facilitar!

Meu objetivo aqui não é fazer um resumo para você, mas, sim, incentivá-lo a ler, pois são livros muitos legais, e só irão agregar. E se você não vai prestar vestibular, fica a dica de mais um título legal para ter. E se você está desanimado (a) por ter de ler vários títulos, vai por mim: literatura brasileira é bem mais fácil e gostosa de ler, pelo menos a literatura de costumes (se você não sabe o que raios é isso, boa hora para estudar meu amigo!). Espera só chegar na parte aportuguesada, de Portugal mesmo, da coisa…

Til foi o primeiro livro da lista que li, se não estou enganada, e foi o meu predileto, eu não comprei, peguei na biblioteca mesma, viu, você ainda nem vai precisar desembolsar dinheiro, olha só a vantagem!

Til é o apelido de nossa bela protagonista, e não é um adjetivo meu, ela é mesmo, mas seu nome é Berta! A menina foi abandonada por sua mãe e é criada pela Inhá Tudinha, essa senhora tem um filho, Miguel, e as duas crianças são criadas como irmãos, eles são amigos de Afonso e Linda, e os dois rapazinhos são apaixonadas pela garota acento ( ~), e Linda é apaixonada por Miguel, entretanto, Til os vê como apenas irmãos.

Luís Galvão, pai dos amigos das crianças, tem um sobrinho, órfão, Brás, que tem problemas mentais e dificuldades para aprender, Berta, como a heroína que é, resolve ajudá-lo, o garoto, por algum motivo, gosto do sinal til ~, ela usa um método que relaciona às letras do alfabeto com a pessoas que o garoto conhece, e ela é o sinal gráfico!

E como toda boa história, há sempre um vilão, e com essa não poderia ser diferente e seu nome é Jão Fera, o cara é um matador de aluguel que tem uma quedinha pela Berta (ahh a garota mel agora?! Sim, é!), ele é meio esquisito, pois vive a observá-la, e, para isso há um motivo, um dos muitos segredos, especialmente quando a menina faz visitas à Zana, uma negra que também tem problemas mentais.

A coisa começa a ficar estranha quando o matador ali é contratado para matar uma pessoa muito importante para a vida de muita gente. Essa uma história que envolve muitos segredos, muitas passagens em que você tira os olhos do livro e diz: “Ohh MEU DEUS! É sério isso”, e depois volta para ver o que acontece em seguida, é uma história incrível. Só de escrever eu fiquei com vontade de ler de novo!

A narração, em certos momentos, me deixou um pouco confusa, são muitas as personagens, cada uma tem uma característica muito peculiar, mostram bem como as coisas eram na época, lá em 1800, mas nada que dificulte a leitura. Sem contar os detalhes e as descrições, são muito boas, consegui visualizar direitinho o cenário!

E não, não é uma leitura super complicada, eu, pelo menos, não achei, mas de fato é uma leitura muita prazerosa, mesmo!

“Ahh mas por quê não ler um resumo, existem tantos pela internet!” você pode estar se perguntando, e eu respondo: verdade, existem mesmo, mas nada será tão completo quanto ler a história, um resumo não consegue transmitir a essência da obra. A segunda fase da Fuvest é toda e completamente dissertativa, portanto, ou você escreve ou escreve! E, acredito eu, que só lendo o livro você terá consistência e propriedade na resposta, falo por experiência, não que eu tenha me saído super bem, já falei que não! Mas eu me senti mais segura para resolver a questão.

A edição que eu li foi da editora Melhoramentos, é muita bonita, tem ilustrações, parece até um livro mais juvenil, o que ajuda, ainda mais, a visualizar as personagens e o cenário. Infelizmente, como eu não comprei, não tenho fotos para mostrar, mas se for para escolher uma das muitas versões, eu escolheria essa:

livros-3“Sem citações, não possuo o livro!”

E é isso, vamos estudar!

E, claro, as minhas e outras resenhas de pessoas legais também podem ser lidas no Blogs e Livros.

XOXO

Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!