Leitura Histórica de Segunda: A Filha da Tsarina, por Carolly Erickson

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

E, hoje, é dia de resenha histórica aqui no blog, não, não estou falando de algo épico, tem a ver com História mesmo, a matéria.
Sempre gostei de estudar História, na época da escola, e há pouco tempo, comecei minha leituras por romances históricos e biografias de personalidades, quanta cultura, gente! SQN.
Adorova aquele filme Anastasia, não entendia muito bem sobre o que se tratava, até me confundia, tem umas mágicas bizarras, mas aí eu encontrei este livro e tudo ficou claro! Demorei eu sei, mas fazer o quê, sou lenta, ué! Bom, vamos à aula de história: lá no anos de 1900 a dinastia Romanov, tendo como chefe o Czar Nicolau II, e sua familia Romanov reinavam na Rússia. Livros desse tipo misturam fatos históricos e fictícios, o que é bem interessante.
IMG_20150202_134051


No livro, a autora nos mostra como era a rotina da família imperial, para quem não gosta muito, talvez a narrativa seja monótona, mas eu não achei. A narração é feita por uma das filhas, a grã-duquesa Tatiana, que na verdade, no contexto do livro, não morreu, então ela resolve contar sua história para esclarecer os fatos. A revolução acontece, e nos mostra que seu pai é fraco, e incapacitado para reinar, em contra partida, ela nos mostra sua vida privada, com sua mãe que vê espíritos e uma relação suspeita, nada confirmado, com um curandeiro, suas irmãs, crescendo e interessadas em casamento, e seu irmão com problemas de saúde, sem esperanças de viver por muito tempo.
Gostei do modo como a autora descreve as personagens e os lugares, consegui visualizar, digo isso, pois, com certos autores, ou narrativas, eu não consigo, o que não quer dizer que a história é ruim, sem contar que a imagem da capa ajuda bastante.
O ponto alto fica nas passagens no momento da revolução e retirada de poderes do Czar, não sei se realmente aconteceu ou acontece com integrantes de famílias reais, mas eles ficam alheios ao que acontece com o povo, suas condições de vida, e como são hostilizadas por alguns plebeus revolucionários. É nesse momento que a família entre em ação, e aí,  a Tatiana nos mostra a vida dessas pessoas, quando resolve ajudá-las ao fazer trabalho voluntário como enfermeira.
Sua família é feita refém em sua própria casa, todos os seus bens são levados, eles se mudam e passam por momentos difíceis com os bolcheviques, a Tatiana do livro tem um amor, que a ajuda a passar por todos os momentos, inclusive na sua fuga. O modo como a história é narrada é bem tocante e triste, a autora meio que conseguiu resgatar, mostrar o modo como a Tsarina narraria sua história, todos foram mortos, sim, inclusive Anastasia, irmã mais nova de Tatiana, ninguém sobreviveu, como dizia uma lenda de que a mais nova teria sobrevivido.
Como disse, gostei muito, mesmo sendo bem triste, mas a narrativa foi muito bem escrita, com personagens bem elaborados, além de ser uma ótima forma de entendermos a Revolução Russa.
IMG_20150202_133241
O livro é da Record, gosto muito dos livros dessa editora, eles têm vários livros com contexto histórico, alguns postarei aqui, mais pra frente, é um livro pequeno,parece livro de bolsos, mas não é, só achei a fonte meio esquisita, sei lá, ficou estranho (sou chata, percebeu?”), no mais muito bom! Melhor ainda escrever sobre livros dessa linha é, que, não tem como dar spoiler, o negócio já conteceu!
“Eu sou Tatiana.
E agora tenho de contar minha história, e a de minha família, para que se corrijam velhos erros e o mundo saiba a verdade.”
XOXO
Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!