Compras Literárias pela Internet

quarta-feira, janeiro 28, 2015

Sim, vamos gastar!
girly
Antes de mais nada, não farei um tutorial de como fazer compras, os sites que mostrarei aqui são todos em português, então é bem intuitivo. Mas o que acontece, é que, muita gente tem medo de comprar pela internet, ou, às vezes, nem sabe, que livros pelo internet são, sim, bem mais baratos, o que não isenta nossa ida às livrarias, bibliotecas ( sim, isso ainda existe!) e os sebos.
Mas livros, em livrarias, são mais caros, não entrarei no mérito da questão, mas os malucos, como eu, por livros, um nunca é o suficiente, então a Internet torna-se uma boa pedida.
Vou falar dos sites que geralmente compro meus livros, os que gostei, como foi minha experiência e os pormenores de cada, então "bora:
1º  Submarino

Esse, sem dúvida, é muito conhecido, os preços são muito bons, mas nem sempre compensa, por quê? O frete. Eu acho um pouco estranha a forma como é cobrado: não tem um preço fixo, varia pela quantidade de livros, acho um pouco de sacanagem, mas não é nada absurdo, só esquisito.
Uma coisa que sempre me irritou é a forma como os livros foram embalados: eles ficam soltos dentro do pacote, e a chance de rasgar e amassar é grande, e a culpa nem é do entregador.
Sim, já aconteceu comigo algumas vezes, e no quesito troca, o site é ótimo, nunca tive problemas. Uma vez, fiz duas compras separadas na mesma semana e nas duas os livros chegaram com problemas, fui trocar e em umas delas me deixaram ficar com o livro, eu não precisei devolver. Mas calma, que nesse processo, você não paga nada, só precisa ir aos Correios, parece complicado, mas não é.
Pagamento é outra coisa que preocupa muita gente: dados de cartão, senhas, é difícil eu comprar com cartão, então eu prefiro comprar com o Boleto, é simples, você não precisa passar nenhum dado, só imprimir e pagar. Dependendo do valor você ainda ganha desconto, mas o prazo para entrega costuma ser mais demorado.

2º Casas Bahia
CASAS-BAHIA-OFERTAS-ELETRODOMESTICOS-MOVEIS-www.casasbahia.com_.br_
Sim, o site vende livros, a preços bem legais, eu compro lá quando o Submarino não está com os preços dos mais amigos.
O acervo da loja não tem tudo e mais um pouco, mas tem muitos títulos. O que me impressionou foi a rapidez da entrega, mesmo pagando com o boleto, Nunca tive problemas, como no Submarino.
3º Cultura
livrariacultura-logo
O lugar mais bonito da cidade! Brincadeira, mas é um lugar muito legal para ir em São Paulo.
Já fiz compras na loja e no site, os valores não variam, exceto quando há promoções. É difícil eu comprar lá, pois os preços são mais elevados, e acaba saindo caro comprar mais de 2 livros, mas o que eu gosto no site são os títulos importados, nem sempre compensa importar e tudo o mais. Sem contar que os preços são tabelados e livrarias com lojas físicas tem o mesmo preço.
A entrega também foi rápida, se bem que, dessa vez, eu comprei com cartão.
O legal é que dá pra ligar lá e ver se o título que você quer está disponível, pois, às vezes, não dá tempo de chegar se você precisa presentear alguém. E é também uma desculpa para dar um pulo lá.
4º Saraiva
saraiva-black-friday-busca-descontos
Eu não fiz muitas compras pelo site, mas é OK, às vezes, tem preços bons e coisa do tipo, o que eu não gosto é do tempo que demora, pelo menos, para o meu endereço leva um tempo considerável, sei que dá pra retirar na loja, essa é uma opção que a Cultura também tem, mas dá uma preguiça, e nem sempre dá tempo. Mas nunca tive problemas com as compras nem com os livros.
5º Extra.com
logo-extra
E por ultimo, o Extra, eu não gostei de comprar lá. Primeiro: eu comprei alguns livros e um deles veio com um furo gigante na capa, e chegava até a algumas folhas, e nem dava para culpar o entregador, porque o pacote não estava danificado, ou seja, foi descuido lá na distribuição. E segundo: para trocar deu um pouco de dor de cabeça, demorou, foi muita enrolação, mas consegui. Não comprei mais lá.
Agora, existe um lugar que não é uma loja propriamente dita, mas merece ser citado aqui, eu vi lá no Catraca Livre, no começo não acreditei muito que poderia dar certo: Livros Difíceis, sim, são livros que não são mais impressos, estão esgotados, difíceis de serem encontrados.
image
Para encontrar o livro, você precisa encomendar e eles respondem com o valor do livro e do frete.
O pessoal é super atencioso e paciente, eu comprei uma biografia da Maria Antonieta, da editora Objetiva, fiquei 2 anos procurando e não encontrei e com essa galera eu consegui.
Não vou mentir, não foi barato, mas, para mim, valeu a pena, é um serviço muito legal, e mandar um e-mail pedindo um livro, não implica em compromisso, você não tem obrigação de comprar. Não me lembro se demorou para eles entrarem em contato, mas veio certinho, eles mandam fotos, sem contar que estava bem embaladinho.
Deu pra notar que eu sou um cliente bem chata, mas são livros, e sou exigente mesmo xD.
Acredito que essa seja uma forma de incentivar a leitura, livros, de uma forma geral, são caros mesmo, mas, fazendo uma pesquisa por esses sites é bem possível que você encontre o título que deseja. Tudo foi escrito com base nas minhas experiências e espero que ajude.
E é isso!
XOXO
Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!