Filme, Livro e Trilha: Cartas para Julieta

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Sim, porque de vez em quando tudo isso junto, pode dar certo!

Letters-to-Juliet-poster

Não é sempre um filme baseado em livro resulta em boa adaptação, geralmente é um desastre! Mas de vez em, quase,  nunca aparecem boas adaptações, ou ainda, você nem conhece o livro, como é o caso. Vai ver que é por isso que funciona?! Talvez.

Sim, Cartas para Julieta é um filme muito bonito, com uma trilha sonora boa, mas a origem de tudo isso é uma história muito incrível!

Acho melhor começar pelo filme, a trilha, acho que é mais fácil ouvir, né? Nem todas as músicas estão aqui, mas…

Bom, a história criada, sim, criada no filme é sobre Sophie e seu noivo, os dois vão para uma viagem de lua de mel, na Itália que, a princípio deveria ser romântica, mas como o cara é meio insensível e está prestes a abrir um restaurante, ele ficção tempo todo atrás de vinhos, queijos e coisas do tipo, até que na viagem cada um vai para um canto da país e OK, sem problemas.

É em uma de suas andanças pela cidade de Verona, uma bela cidade, por sinal, que Sophie chega à Casa de Julieta, e lá há várias mulheres escrevendo cartas, chorando e depois deixando-as em buracos na parede, após um tempo aparece uma mulher recolhendo todas as cartas, Sophie, curiosa, vai atrás e descobre que essa mulher é uma Secretária de Julieta, e há um grupo de mulheres que respondem todas as cartas que chegam do mundo todo!

Sophie resolve ajudar e encontra uma carta muito antiga, ela responde, e a garota que a escreveu responde de volta, e aí que uma jornada em busca de um amor perdido começa.
Basicamente, é essa a história do filme, já perdi a conta de quantas vezes já assisti, é muito bom!


Agora, o livro: o que tem de embasamento para criar a história do filme são as Secretarias de Julieta! Elas existem, e as autoras do livro fazem um tour por Verona, não só para mostrar esse trabalho, mas para tentar desmistificar o mito de Julieta, eu não sei se mito é a palavra certa, mas os moradores de Verona acreditam que Romeu e Julieta tenham realmente existido e que eram veronenses.


O livro é lindo, cheio de fotos, sem contar que ê uma edição capa dura há a casa que Julieta teria vivido, seu túmulo, a sacada, essa crença ainda vive!
Há ainda cartas de homens e mulheres pedindo ajuda para seus relacionamentos, é até interessante, pois há de tudo: traição, paixões impossíveis, indagações sobre a decisão de Julieta de se matar, a lista é grande!


Acho que isso, veja o filme, e ouça as musicas enquanto lê o livro, vale a pena!


"Costumo pensar na Julieta: ela era doce e inocente como um anjo, mas ela conheceu o amor, as lágrimas e a dor enquanto ainda era adolescente. Sou apenas alguns anos maia velha que ela, mas não tenho namorado ainda. Se ao menos pudesse estar aí, naquela sacada, e sonhar por um momento! Só que apenas os sonhos da noite podem realizar meus desejos.
Feruzah N., Uzbequistão".

Mais informações sobre o livro:

Sinopse: A lenda eterna do casal apaixonado de Shakespeare atrai milhões de visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Mas essa é apenas uma parte da história. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente “Julieta, Verona”, chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta. Cartas para Julieta conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu. Este livro poético, com uma seleção de cartas sinceras, é perfeito para todas as pessoas que já se apaixonaram uma vez. Impresso em quatro cores e ricamente ilustrado com fotos é uma ótima sugestão para presentear pessoas apaixonadas.

Nº de páginas: 176.

Editora: Seoman.

Autoras: Lisa Friedman e Ceil Friedman.

Sobre a minha compra: foi na verdade um presente para minha mãe, mas óbvio que li, infelizmente é um pouco difícil de achar, mas dei uma olhada em algumas livrarias e há exemplares disponíveis (isso na data em que este post foi ao ar).

E como sempre, as minhas e outras resenhas também podem ser lidas no Blogs e Livros.


XOXO
Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!