E-Book Reader Ou Não: Kobo Arc

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Ahh então você quer entrar nessa onde de E-book Reader?!

IMG_20150219_112405

Como tudo por aqui tem relação com livros, os de papel, em algum momento haveria de entrar os E-books. Sou a primeira a admitir que tinha um pouco de pré-conceito sobre esse assunto, mas não mudei de opinião, não completamente. Eu acho que livros digitais têm lá o seu valor, mas não se comparam aos impressos, traduzindo: livros físicos são mais legais, para mim, pelo menos.

Entretanto, se você pegou gosto pelo novo formato e pensa “Ahhh, ler no computador dá no mesmo!”, se seus olhos não reclamam, pode até ser, mas eu não curto, e e-book-reader são feitos especialmente para isso, óbvio.

Então, por quê diabos você comprou esse negócio se nem gosta de e-book? Essa pode ser a sua pergunta. Vamos do começo: meados de Agosto iniciei a tão sonhada faculdade, de cara, não era bem o curso que queria, mas afirmo que hoje estou amando! Bom, como é um curso que demanda muita leitura e, geralmente, os livros costumam ser bem caros, eu pensei em me aventurar nos PDFs, mas, ler no computador, por muito tempo, para mim, é bem ruim, então comecei a pesquisar e ver vídeos da galera que tinha um e-reader.

Aqui no Brasil, na época, a Amazon ainda não tinha sua loja virtual, e o Lev, da Saraiva, não me apeteceu muito não, me sobrou o Kobo da Livraria Cultura. O Kobo Glo me encantou, é pequeno, a tela parece uma folha de papel. Mas eu fiquei meio em dúvida, o aparelho permite que você leia e compre diretamente nele, porém, se eu não quisesse comprar, daria para ler com ele? Esperei mais alguns dias, e fui descobrindo o que eu teria que fazer na faculdade e o computador faria grande parte da minha rotina, resumindo: eu teria de ter uma máquina para estudar, o dilema: meu computador já era, não tenho outro e agora?

Foi aí que eu descobri o Kobo Arc, que não deixa de ser um E-reader, que também é um Tablet, com sistema Android. Ponderei por algum tempo, porque o que estava me incomodando era a tela. Ela é brilhante o que significa que reflete, mas aí a necessidade de estudos foi maior e acabei comprando, na época custou uns R$600, 00, se não muito me engano. Caro? Não achei, porque valeu e ainda vale muito a pena!

IMG_20150219_112503

O Por quê é legal?

Motivos? Bom, eu tenho um mini computador, consigo fazer as tarefas básicas da faculdade, não tenho desculpa para não entregar; leio e respondo e-mails, que é uma parte bem importante do meu dia; leio os livros da faculdade; alguns professores disponibilizam apostilas, então não preciso imprimir.

E não só para fins acadêmicos que esse pequeno monstrinho serve, consigo assistir minhas séries, ouvir música, Facebook…

E por quê eu mudei de ideia quanto aos E-books?

Porque são uma ótima forma de conhecer livros legais!  Se estou em dúvida quanto à determinado livro, eu leio o primeiro capítulo, se eu gosto eu compro! E é dessa forma que minha relação com essa formato funciona, a loja da Kobo disponibiliza, praticamente, todos os livros para compra, e claro, uma experimentação, alguns tem até bem mais que só o primeiro capítulo. Quanto à preço, alguns eu acho caro, comparando com os impressos, para mim, não tem muita lógica, mas…

IMG_20150219_112740

Livros baixados, será que rola?

Agora quanto aos livros que são colocados no Kobo e não são comprados, baixados de outro lugar, o formato que é aceito é o EPUB, todavia, entretanto, no aplicativo nativo, não é possível grifar, aumentar a letra e esse tipo de coisa,  pelos menos eu, não consegui! Esse foi o ponto negativo, mas não  impede de ler. Portanto se você tem um PDF e quer convertê-lo, tem um programinha bem bacana que te ajuda nesse processo: Calibre, ele é gratuito e pode ser encontrado no Baixaki.

Quanto à tela, ou você se acostuma, no caso do Kobo Arc, ou coloca uma película fosca, eu coloquei a película xDD (sou muito chata, pode falar!), infelizmente, não há uma pronta para comprar, então comprei uma do tamanho do iPad e cortei, foi uma gambiarra que melhorou minha vida!

Sobre o tamanho, ele é muito bom, cabe na minha mão e não incomoda, ele é um pouco mais pesado em comparação com o Kobo Glo, mas nada dramático.

IMG_20150219_112127

Acho que é tudo, qualquer dúvida estamos aqui!

XOXO

Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!