Coluna do Sr. Minoru: Resenha Androides sonham com ovelhas elétricas ?, de Philip K. Dick

sexta-feira, março 13, 2015

Bom dia, boa tarde e boa noite cidadãos, finalmente estou de volta nessa bagaça, e hoje eu vou falar sobre um livro que pode ser considerado um clássico da ficção cientifica, Androides sonham com ovelhas elétricas? do Phillip K. Dick, que serviu de base para o filme Blade Runner (O Caçador de Androides) do Ridley Scott.

 
A História se passa em 1992, em um mundo devastado pela poluição e poeira radioativa, deixada pelas grandes bombas nucleares, e é nesse mundo desolado que vive o caçador de recompensas (ou Blade Runner), Rick Deckard que com sua esposa, Iran, cuidam de uma ovelha elétrica (nesse “futuro” os animais  tornaram-se raros, devido à poeira radioativa, o que fez com que tivessem um valor comercial extremamente alto).

Graças às expedições dos seres humanos a Marte, os androides (Repicantes) que habitavam esse planeta, acabam vindo para a Terra, disfarçados de humanos, e é ai que entra o Sr. Deckard, que como Blade Runner, tem a função de caçar e “aposentar” esses seres.
Durante o livro, você acompanha os dramas financeiros e o relacionamento de Deckard e sua esposa, a vida pacata de J.R. Isidore, e também a vida das poucas pessoas que restaram neste nosso planetoide kk.

 O livro aborda temas muito interessantes como religião através do Mercerismo (uma espécie de cristianismo em que ao invés de Cristo, temos Wilbur Mercer). Temos também a segregação entre as classes (pessoas comuns, cabeças de galinha, cabeças de formiga, cabeças de minhoca e os cabeças de ameba).
 
 Sobre a parte física do livro, a capa dele possui um efeito óptico interessante, quanto mais perto, menos se enxerga o nome do Autor, porem se você olhar com certa distância ou com o livro deitado, você enxerga claramente, os capítulos dele são bem delineados, essa edição da Editora Aleph conta com capítulos bônus, que contam com uma carta do Philip K. Dick para o Sr. Jeff Walker, da The Ladd Company. E a última entrevista do Philip, que foi publicada na revista “The Twilight Zone Magazine”, entrevista em que ele conta o que espera do filme, que estava sendo dirigido por Ridley Scott.
 
 Bem, é isso, leiam este livro que é bem tranquilo, comparado com outros do gênero, e descubram um universo incrível de replicantes e seres humanos.
Não havia necessidade de ligar o sintetizador, compreendeu Iran enquanto apertava o botão que tornava opacas as janelas do quarto. A luz acinzentada do dia desapareceu”
Por hoje é só, um abraço do Sr. Minoru.

May the Force be with you.

Coisas Legais...

1 comentários

  1. Amei a sua resenha! Eu vou ler porque adoro o filme Blade Runner que foi baseado no livro de Philic Dick. Para mim foi um dos filmes mais interessantes do gênero que eu vi até agora. Além eu fiquei muito animada quando eu vi a sequela no cinema. Blade Runner 2049 foi muito bom por que usou elementos clássicos dos filmes do gênero. Você também viu? Eu gosto muito da história dese filme por que não é tão previsível como outras. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. Se ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!