Resenha: Filha da Floresta, de Juliet Marillier (Vol. 1, da Trilogia Sevenwaters)

quarta-feira, maio 13, 2015

Sim, hoje é O dia de falar sobre uma das minhas séries prediletas, assim como, autora predileta! Na verdade, a Juliet está em segundo, em primeiro, é a J.K. sempre!
Já mencionei a Juliet aqui.
Essa série não é juvenil, é um pouco mais adulta, porém, segue a mesma linha da cultura celta que ela aborda em seus livros, mas de uma maneira diferente, em “A Filha da Floresta” ela usa o  Conto dos Seis Cisnes e o insere em um mundo bem antigo, onde se acredita em seres mágicos na boa e velha Irlanda!
IMG_20150513_134537[1]
Nossa heroína, Sorcha, é a sétima filha de um sétimo filho, o Lorde Colum, ela e seus seis irmãos se dão muito bem, todos têm um espírito protetor para com ela, machismo? Acredito que não, nada mais normal que irmãos cuidem um do outro, especialmente quando se tem tantos!
Tudo ia, relativamente, bem, entretanto, havia uma guerra com os bretões que tomaram uma ilha que os irlandeses consideravam sagrada, o pai de Sorcha, como sendo um homem de posses, possui muitos aliados que irão para a guerra.
Sorcha é ainda muito jovem, mas sabe muito bem se virar sozinha, e, pelo fato de se parecer muito com sua mãe, seu pai tenha se afastado, aliás, amoroso não o define.
É então que as coisas começam a mudar: se pai decide se casar com uma moça misteriosa chamada Lady Oonagh, que nem de longe é o que parece. Seu pai está perdidamente apaixonado por ela, será magia? Who knows?! Fato é que as opiniões sobre ela se divergem, alguns irmãos gostam dela, um gosta até demais, e outros, assim como Sorcha, não a veem com bons olhos.
Algo que norteia as histórias de Juliet são as provas. Sim, provas que a vida nos dá, para nos testar se somos capazes e nos tornarmos melhores e as protagonistas são, obviamente, mulheres. Não encaro como um feminismo (mas talvez seja!), é só que, por mais que hajam sacrifícios a serem feitos, tudo é feito com uma delicadeza e sensibilidade maior, o que, particularmente, acredito que seja mais eficiente, em alguns casos. Mas essas heroínas também mostram que são capazes, e não se engane, pelo fato de Sorcha ser mulher (Ahh jura?!) e rica, ela vive no bem bom.
Sua vida muda drasticamente: ela perde tudo e todos, e luta para não perder a si mesma e para conseguir alcançar seu objetivo: salvar sua família: eles foram amaldiçoados e só ela é quem pode salvá-los.
O modo como a história foi escrita é, sem dúvida, incrível! As descrições de personagens e lugares, é como se você estivesse lá.
IMG_20150513_134554[1]
Há momentos de alegria, tristeza, em alguns, eu me senti mal, de verdade. E por mais estranho que possa parecer, é algo bom, porque a história realmente me envolveu. Aprendeu um pouco mais da cultura celta é algo sensacional!
Algo que também gosto, são dos romances, tudo na medida, nada super exagerado: nem muito meloso, nem frio demais. E, mesmo que a história envolva elementos fantásticos e fora da realidade (pelo menos, é o que achamos!), não foge tanto do “mundo real”, um enredo assim, poderia muito bem ter acontecido, em algum lugar. Não, não estou dizendo que a história dos cisnes de fato aconteceu, mas não disse que não acredito, gosto de contos de fadas, ué!
Sabe aquele livro que te prende, você não larga até acabar e o mundo para, literalmente, enquanto você lê? Você não ouve mais nada? É dessa forma que os livros da Juliet agem sobre mim, sério! Eu fico tão absorta que esqueço o resto e não largo até chegar no final.
Pode ser que eu seja um pouco suspeita para falar, já que sou super fã dela, mas é uma história forte, as personagens têm muita personalidade, e claro que me identifiquei com A Sorcha, e um de seus irmãos e o mote é muito bom!
Só há alguns porém quanto à edição: 1º, capinha feia essa, hein?! Não curti não, desculpa, pelos trabalhos gráficos do miolo, a capa poderia ter sio bem melhor. 2º Erros descarados de português e digitação. Sério, pegou mal e estava muito cara, não tinha como não ter visto há algumas frases que estão estranhas e você precisa voltar e ler mais de uma vez para entender. Eu comprei logo depois do lançamento, então se houver uma segunda edição, esses problemas podem ter sido corrigidos. Se não foram, estou disponível, tá, fica a dica!
IMG_20150513_134617[1]

Sim, isso é de matar!
E se você quer conhecer o Conto dos Seis Cisnes, clique aqui, está bem legal e bem completo!
“Quando os Seres da Floresta lhe davam uma ordem, você a seguia sem questionar, fosse ou não do seu agrado. Era assim que funcionava. E, pensando bem, eu não tinha mesmo muita escolha. Não estava preparada para o inverno, e meus irmãos tinham estado ocupados demais em sua última visita para se preocupar em cortar madeira ou buscar provisões para mim.”
E é isso!
XOXO
Carla.

Coisas Legais...

4 comentários

  1. Amei fiquei com vontade de ler, viu? Gosto de histórias mágicas. Ninguém merece erros descarados, né? Nossa, me dá uma raiva. Mas pelo menos a arte de dentro é linda!
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, os livros dela são ótimos! E o pior que são erros que, se alguém tivesse lido, poderiam ter sido corrigidos, mas...
      Bjks

      Excluir
  2. Parece ser muito bom, eu AMO conhecer livros novos, o duro é ter dinheiro pra bancar todos os livros que eu quero hahahha
    Meu blog: http://apenasmais1livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto! Ahh sei bem como é, não comprei NADA esse ano xD.
      Bjks!

      Excluir

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!